quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Carnaby Pop Orchestra an Choir - The London Theme


O conteúdo musical do único LP lançado pela Carnaby Street Pop Orchestra And Choir em 1969, de onde se tem poucas referencias e cujo LP e CD publicados em épocas distintas e sendo atualmente peças raras, sobrevive na mídia pelas mãos de "Dr Jeckle and Hyde Park" que ainda é utilizada como tema de abertura de um programa de Tv no Brazil após 40 anos de sua gravação.
A Designação da música "Dr Jeckle and Hyde Park" é um trocadilho com o Hyde Park em Londres e o Dr. Jekyll e Hyde do filme "O Médico e o Monstro". No Brasil o nome original foi trocado para "Hyde Park".

The London Theme by Carnaby Pop Orchestra Carnaby Street Pop Orchestra And Choir, liderada por Keith Mansfield, foi uma orquestra que lançou um único LP com essa designação cujo tema da capa é "The London Theme". Keith Mansfield fez o seu nome ainda durante a década de 60 graças ao seu trabalho de arranjador para discos de artístas como Dusty Springfield, Tom Jones e Georgie Fame. Mas foi sem dúvida o seu trabalho no mundo das Libraries que lhe valeu o reconhecimento de que hoje goza com diggers de todo o mundo. Como aconteceu com tantos outros orquestradores, Keith Mansfield também editou em nome próprio, discos em que dava o seu toque special a hits da época. Exemplos disso são discos como All You Need Is Keith Mansfield (CBS, 1968) em que se fazia acompanhar de outros gigantes como Alan Hawkshaw (o responsável pelos grandes Mohawks).

"The London Theme" foi o único LP lançado em 1969 com a designação de Carnaby Street Pop Orchestra and Choir. Seria apenas mais uma orquestra se não fosse pelo fato de conter em seu disco uma verdadeira relíquia.

Na faixa 7 - Dr Jeckle and Hyde Park, é tema utilizado pela Rede Globo de Televisão em um dos programas de esportes mais antigos da TV brasileira, o "Esporte Espetacular". No Brasil o nome foi trocado para "Hyde Park". Esta mesma música foi utilizada na novela “Selva de Pedra” produzida em 1972 com atuação de Francisco Cuoco e Regina Duarte. Outra música do disco utilizada nesta novela é a faixa 8 - A Taste of Excitement, tema da personagem de Regina Duarte. Também foi utilizada na mesma novela a faixa 10 - Drum Diddley, apenas como passagem entre um intervalo e outro da novela.

Em 1998 a Recur Records, um selo inglês lançou um CD com as gravações originais mais oito faixas bônus e com o título "The London Theme". Esse mesmo disco saiu no Brasil em vinil lançado pela Top Tape em 1978 contudo tinha uma capa diferente bem como a ordem das faixas.

O CD tinha estas músicas:
1. Young Scene 2:30, 2. Puppet on a String 2:33, 3. Slow Rocker 2:43, 4. Piccadilly Night Ride 1:52, 5. Congratulations 2:42, 6. London Hilton 2:43, 7. Dr Jeckle and Hyde Park 2:45, 8. A Taste of Excitement 2:50,
9. Boom Bang-a-Bang 2:09, 10. Drum Diddley 2:17, 11. Teenage Carnival 2:39, 12. Funky Fanfare 2:31, 13. Monday's Child 3:20, 14. Double Act 2:32, 15. Pop Package 3:05, 16. Main Line Special 2:49, 17. Power Montage 2:37, 18. Soul For Sale 3:09, 19. Pop Fugue 2:57 e 20. Gold Medal 2:36.

Tanto o LP original lançado em 1969, como o lançado no Brasil, bem como o CD lançado em 1998 com as gravações originais remasterizadas, não estão disponíveis no mercado até aonde se saiba, tornando o LP e o CD, mais raro ainda. 

O LP lançado no Brasil em 1978 também é o único da orquestra por aqui, A TASTE OF EXCITEMENT, lançado pela TOP TAPE RECORDS, trazia as grvações originais da "Carnaby Pop Orchestra And Choir - ou Keith Mansfield e Orchestra incluía as seguintes músicas:

Lado A 1-A Taste of Excitement, 2-Hyde Park, 3-Funk Fanfare, 4-Drum Diddley, 5-Boom Bang a Bang, 6-Teenage Carnival

Lado B 1-Show Rocker, 2-Piccadilly Night Ride, 3-Congratulations, 4-London Hilton, 5-Yong Scene, 6-Puppet on a String.



FONTE:
http://loungemusica.blogspot.com/
http://emiliopacheco.blogspot.com/
http://whydontcha.blogspot.com/

Nenhum comentário: