quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

WANDO - BIOGRAFIA

Wanderley Alves dos Reis, nome artístico Wando (Cajuri, 2 de outubro de 1945 - Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012).

Wando foi um cantor brega romântico brasileiro. Além da música, Wando era conhecido por ganhar calcinhas de suas fãs durante seus shows. Possuia uma grande coleção da vestimenta estimada em 17 mil peças.
O hipocorístico Wando foi dado por sua avó.





Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde se formou em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos de idade. Nessa época Wando já participava de conjuntos e apresentava-se em bailes naquela região.
Mais tarde muda-se para Volta Redonda (Rio de Janeiro), onde trabalhou como feirante e caminhoneiro.













Sua carreira de cantor iniciou-se no ano de 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou o primeiro disco da carreira na gravadora Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”. Em 1975, a cantora Ângela Maria gravou a música "Vá, mas Volte". “A Menina e o Poeta” foi gravada pelo rei Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro da Rede Globo, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum "O Mundo Romântico de Wando" no ano de 1988, foram seu maiores sucessos.
Em 27 de janeiro de 2012, o cantor foi internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Wando Foi submetido a uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos.


A morte de Wando, foi por parada cardiorespiratória e foi anunciada na manhã de 8 de fevereiro de 2012 às 8 horas, no Biocor Instituto em Nova Lima estado de Minas Gerais.