sábado, 30 de junho de 2012

Com dívidas e falta de público, museu dos Beatles em Hamburgo fecha neste sábado


"Ajude-me, se você puder, estou me sentindo para baixo". Os versos de "Help!", lançada em 1965 pelos Beatles, hoje ecoam pelos cinco andares do museu Beatlemania, na cidade alemã de Hamburgo, onde a banda começou a fazer história. Desde o início de junho, os 25 funcionários do prédio tentam uma revolução no currículo da casa: evitar que as portas se fechem. O desfecho de um dos mais interessantes museus sobre o Fab Four, porém, já tem data e encerrará suas atividades neste sábado (30) por falta de interesse do público e de apoio.
Aberto em 29 de maio de 2009, o museu sob gestão privada traça a história dos Beatles desde sua primeira aparição em 1960 no clube Indra, em Hamburgo, até sua dissolução dez anos depois. São mais de mil itens de memorabilia espalhados por 1.300 metros quadrados. "Apesar do retorno positivo dos nossos visitantes, temos de reconhecer que o interesse nos Beatles em Hamburgo não é tão grande quanto esperávamos", lamentou o gerente do museu, Folkert Koopmans, ao jornal local "Hamburger Abendblatt".
Em comunicado divulgado no site do museu, a equipe lamenta as crescentes dívidas.Segundo informações de funcionários do Museu, é preciso um investimento de 30 mil euros por mês para arcar com os altos custos fixos do prédio, incluindo manutenção e taxas de direitos autorais.