quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ecad inaugura unidade em Sorocaba


Um novo escritório do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), instituição que trabalha na defesa dos direitos autorais de compositores, intérpretes e músicos no Brasil, será inaugurado amanhã (dia 20), no município de Sorocaba, em São Paulo. A nova unidade será responsável pelo relacionamento com usuários de música de 14 municípios do interior paulista: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba e Votorantim.
Com esta inauguração, o Ecad passa a contabilizar 27 unidades próprias e mais 105 agências credenciadas localizadas no interior dos estados. Os profissionais da unidade Sorocaba percorrerão os municípios da região com a missão de conscientizar os usuários de música quanto à importância do pagamento do direito autoral. Podem receber a visita os estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, academias, shopping centers, promotores de eventos, cinemas, clubes, hotéis e supermercados, entre outros usuários de música, que terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, saber como é feita a retribuição autoral e qual o valor a ser pago.
O cálculo da retribuição é realizado de acordo com as informações fornecidas pelos usuários de música, correspondentes a cada tipo de utilização. “São considerados fatores como a importância da música, tipo de utilização e tamanho da área sonorizada, entre outros”, esclarece Marcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Escritório.
Em 2011, o Ecad arrecadou  na região cerca de R$ 2,1 milhões em direitos autorais, o que representou 2,6% da arrecadação da Unidade São Paulo. “Atualmente, com esta nova estrutura, a arrecadação da região vem crescendo cerca de 35%”,  afirma Fernandes. “Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, com mais de 22 mil empresas, e conta com um PIB de R$ 9,5 bilhões. Com a inauguração do novo núcleo, o Ecad estreita a relação com uma quantidade enorme de usuários de música da região e garante uma presença mais ativa na mesma, além de uma maior distribuição para os titulares”, conclui.

Fonte: SUCESSO!