quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Músico Magro Waghabi, do grupo MPB4, morre aos 68 anos


Antonio José Waghabi Filho, o Magro do conjunto MPB4, morreu na manhã desta quarta-feira (8), em São Paulo, após longa batalha contra o câncer.
Cantor, compositor, arranjador e instrumentista, Waghabi era integrante do MPB4, o mais importante grupo vocal masculino da música popular brasileira, ao lado de Dalmo, Miltinho e Aquiles.
A morte do músico foi anunciada no site oficial do grupo: "Depois de longa luta pela vida, Antonio José Waghabi Filho, o Magro do MPB4, nos deixou. Com ele vai junto uma parte considerável do vocal brasileiro. Com ele foi a minha música", lamentou Aquiles.


MPB4

Nascido em Itaocara (RJ), em 14 de novembro de 1943, Waghabi começou sua carreira musical nos anos 60, como vibrafonista do conjunto de bailes Praia Grande.
Em 1963, fundou com Miltinho, Ruy e Aquiles o Quarteto do CPC, que mudou de nome para MPB4 no ano seguinte.
Nesses mais de 50 anos de carreira, Waghabi destacou-se como arranjador. Além do trabalho com o MPB4, o músico assinava arranjos e orquestrações para discos de nomes como Chico Buarque e Toquinho & Vinicius, entre outros.
Entre os trabalhos notáveis estão arranjos vocais para as canções "Lamentos" (Pixinguinha e Vinicius de Moraes), com MPB4, "Roda viva" (Chico Buarque), "Cálice" (Gilberto Gil e Chico Buarque), com Chico Buarque, Milton Nascimento e MPB4 e "Cio da Terra" (Milton Nascimento e Chico Buarque), com MPB4 e Quarteto em Cy.

Fonte: UOL