sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Gaby Amarantos é grande vencedora do VMB 2012


2012 parece ser mesmo o ano de Gaby Amarantos. Após emplacar a música “Ex-Mai Love” na abertura da novela global Cheias de Charme e conquistar a categoria Novo Hit no prêmio Multishow, a paraense se consagrou como maior vencedora do VMB. No evento, que ocorreu na noite do dia 20 de setembro, em São Paulo, Gaby recebeu três troféus: Melhor Artista Feminina, Melhor Capa e Artista do Ano.
Mas esse não foi o único destaque da premiação. Desde o princípio, notava-se que a arte e os esportes urbanos compunham a temática da festa. Ao redor do palco, foi montada uma pista para realização de manobras de skate e bicicleta. Já os shows realizados foram prioritariamente de artistas de rap. Além da aguardada apresentação de encerramento dos Racionais, aconteceram shows de Projota, Emicida, Cone Crew Diretoria e D2 (as exceções ficaram por conta de Planet Hemp, Karina Buhr, Gal Costa e Pitty). Grande parte dos vencedores também integrava esse segmento musical, que tem cada vez mais espaço na MTV. O prêmio de melhor música, por exemplo, ficou com “Dedo na Ferida”, de Emicida (que empatou com a poética “Com a Ponta dos Dedos”, de Wado). B Negão, por sua vez, teve o disco “Sintoniza Lá” eleito como o melhor do ano. Criolo foi escolhido como Melhor Artista Masculino e o clipe “Marighella – Mil Faces de um Homem Leal”, dos Racionais, foi escolhido como melhor do ano. Projota levou o troféu por ter sido eleito a Revelação de 2012.
Apesar de reduzido, outros gêneros também tiveram espaço no evento. Sob vaias estrondosas, os meninos do Restart conquistaram o prêmio de Hit do Ano. O Vanguart foi considerada a Melhor Banda e os indies d’O Terno foram escolhidos como Aposta.
Lista completa dos vencedores do VMB 2012
Aposta VMB 2012: O Terno
Artista do Ano: Gaby Amarantos
Artista Internacional: One Direction
Clipe do Ano: Racionais MC’s – “Mil Faces de um Homem Leal” (Marighella) (direção: Daniel Grinspum)
Hit do Ano: Restart – “Menina Estranha”
Melhor Artista Feminino: Gaby Amarantos
Melhor Artista Masculino: Criolo
Melhor Banda: Vanguart
Melhor Capa: Gaby Amarantos – “Treme”
Melhor Disco: BNegão & Seletores de Frequência – “Sintoniza Lá”
Melhor Música: Emicida – “Dedo na Ferida”
Revelação: “Projota”