quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Paula Fernandes aponta sua carreira em nova fase


O público feminino é difícil de ser conquistado. Mas quando o artista atinge esse objetivo, pode ter certeza que conquistou o tipo de fã mais fiel que existe. Principalmente se esse público já superou as instabilidades e escolhas efêmeras da adolescência. Paula Fernandes acredita que alcançou essa meta. A artista nota que uma parcela importante de seus fãs é formada por mulheres maduras, muitas vezes casadas. Segundo ela, esse tipo de admiração está intimamente ligado à exploração do universo feminino proposto em suas letras. “Sempre quis atingir esse universo e jamais me posicionar como uma rival das mulheres. Por isso, tomo cuidado com minha postura e figurinos. Posso até usar roupas curtas no show, mas jamais opto por peças vulgares. Muitas cantoras afastam as mulheres de seus shows exatamente por conta desse comportamento”, define Paula.
O que levou Paula a ter essa sensibilidade para dialogar com as mulheres foram as experiências pessoais. Tímida e com um ar brejeiro, a cantora tem 18 anos de carreira. Durante essa busca pelo reconhecimento, teve que abrir mão de namoros e viveu longos períodos de solidão e decepções amorosas e profissionais. Essas passagens de sua vida culminaram até mesmo em um quadro de depressão, há dez anos. “Depressão atinge sobretudo pessoas sensíveis. Por isso muitas mulheres passam por isso. Mas superei a doença e hoje consigo ser mais equilibrada emocionalmente. Mas, até hoje, esse tipo de experiência é refletida nas minhas letras, o que de certa maneira causa também identificação por parte do público”, reflete.
A abordagem delicada e sensível não é exclusividade das letras, da postura e do figurino de Paula. A cantora sempre pensou em como poderia deixar seu show com características estéticas femininas, menos padronizado e dependente dos saturados telões de led. Recentemente, ela encomendou um cenário mais teatral, que remete ao interior de Minas Gerais, onde foi criada. Desenvolvida por Gringo Cardia, a parte cenográfica reúne também LEDs, moving lights, projeções, efeitos 3D e telas de tule, que deixam a apresentação mais dinâmica. “Show precisa ter cara de espetáculo, com uma iluminação que mude conforme a música, com recursos que permitam o deslocamento dos músicos pelo palco. O único porém é não conseguir levar esse cenário completo para alguns eventos. Mas sempre que posso, ofereço um show que foge do convencional”, detalha Paula.
Mas também não deve ser difícil ter a oportunidade de presenciar esse show completo. Paula tem realizado cerca de 150 apresentações anuais desde 2010 e hoje está entre os maiores cachês do país. Em 2013, metade das suas datas já foram comercializadas. Mas essa agenda cheia em nada impede a cantora de planejar novos discos e projetos. Ainda no primeiro semestre, está previsto o lançamento de um CD e DVD ao vivo. “Gosto de intercalar um disco de estúdio, com um ao vivo. Assim, posso mostrar aos contratantes as mudanças no show e no repertório. Não há como negar: DVD, hoje, é portifólio. Serve para mostrar que, apesar dos singles serem românticos, meu show tem vários momentos, inclusive com músicas mais animadas. Fora isso, também é uma ferramenta para atingir um público que não gosta ou não costuma ir em shows, como os idosos”, completa Paula.

Fonte: PORTAL SUCESSO!