quarta-feira, 27 de março de 2013

RENATO RUSSO


Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior (Nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960  Faleceu no Rio de Janeiro em  11 de outubro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro, bissexual assumido, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. 
Antes da fundação do grupo que o tornou conhecido mundialmente, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.
Renato morreu devido as complicações causadas pela AIDS em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos. Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conhecera em Nova Iorque, portador da doença, em 1989. 
Como integrante da Legião Urbana, Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos singles, escritos em sua maioria pelo próprio. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Laura Pausini, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude.

Suas principais influências eram as bandas de post punk que surgiram na época, especificamente, Renato Russo se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e especialmente Morrissey que era vocalista da banda The Smiths

Morte
Renato Russo faleceu no dia 11 de outubro de 1996, às 01.15 horas da madrugada, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela AIDS (era soro positivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente sua doença). Deixou um filho, o produtor cultural Giuliano Manfredini, na época com apenas 7 anos de idade. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.
No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo.
Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato.
Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendas expressivas de seus discos pelo mundo.

Fonte: WIKIPEDIA

Confira no link abaixo o melhor da Legião Urbana

Nenhum comentário: