quinta-feira, 18 de abril de 2013

ECAD divulga rendimento de 2012


O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) superou todas as projeções e distribuiu, em 2012, mais de R$ 470 milhões à 106.336 compositores, intérpretes, músicos, editores, produtores fonográficos e associações. Esses números representam um aumento de mais de 14% em relação a 2011, tanto no que se refere ao valor distribuído, quanto à quantidade de artistas beneficiados. Nos últimos cinco anos, a distribuição de direitos autorais cresceu 73%. Isso representa, na prática, o aumento de remuneração direta repassada aos titulares de música.
Alguns segmentos de execução pública musical apresentaram notável crescimento dos valores distribuídos em 2012. A celebração de importantes acordos levou ao aumento de mais de 50% do segmento “Cinema”, seguido por 32% das “Mídias Digitais”. Já o segmento “Músico Acompanhante” cresceu 27% após sofrer mudanças em suas regras. E “Shows” aumentou aproximadamente 26%.
Um dos principais motivos para esse salto foram os diversos shows que aconteceram no último ano, principalmente de artistas internacionais, como Paul McCartney, Roger Waters, Lady Gaga, Madonna, David Guetta, B.B. King, Bob Dylan, Dream Theater, Joss Stone, Kiss, Jennifer Lopez, Linkin Park, Evanescence e Maroon 5. Estratégias para recuperar usuários inadimplentes e a realização de contratos e renovações com grandes redes de lojas, tais como Ricardo Eletro, C&A, Marisa, Lojas Americanas, Renner, O Boticário, Magazine Luiza, Tok & Stok e Hospital Albert Einstein, entre outras, também ajudam a explicar o aumento da arrecadação.
Por conta de todo esse crescimento, o ano de 2012 para o ECAD foi, literalmente, vitorioso. A instituição venceu processos judiciais, implantou novos sistemas tecnológicos e apostou em campanhas. Os processos ganhos foram contra grandes usuários de música que obrigavam o pagamento dos direitos autorais pela execução de músicas em eventos promovidos por prefeituras de inúmeros municípios, tais como Estrela (RS), Guariba, Itapuí, Pradópolis (SP), Toledo (PR), Macaé, Nova Friburgo (RJ) e Lajes (SC).
O caso contra as prefeituras de Herval d’Oeste (SC), Manaus (AM) e Rondonópolis (MT) também merece destaque. O Judiciário decidiu que as leis municipais destas prefeituras – contra o pagamento de direitos autorais a ser feito por determinados segmentos de usuários de música – não estão acima da lei (federal 9610/98) que rege o trabalho do ECAD e protege os direitos dos artistas.
Quanto ao intenso desenvolvimento tecnológico, que foi motivo para qualificar a segurança e agilidade da instituição, além de ser um forte aliado com a defesa dos direitos autorais, o ECAD criou o “Ecad.Tec CIA Rádio”, sistema que permite captar, gravar e identificar automaticamente músicas executadas nas rádios de todo o país, 24 horas por dia, para compor seu banco de áudio.
Outro sistema é o ECAD.Tec CIA Audiovisual, que tem os mesmos moldes do CIA Rádio, mas para identificar automaticamente a programação musical das emissoras de TV (abertas e por assinatura). O último é o projeto CIA Obra Musical, que identificará músicas executadas em ambiente “ao vivo”.
Já sobre as campanhas, o sucesso foi da “Vozes em defesa do direito autoral. E que vozes!”, que teve participações de Fafá de Belém, Renato Teixeira, Carlos Colla, Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba), D’Black, Michael Sullivan, Joel Marques e inúmeros representantes do segmento gospel, tais como Aline Barros, André Valadão, Davi Sacer, Beno César, Solange de Cesar e Sérgio Lopes.
No ano em que foi comemorado o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, o ECAD também lançou o depoimento de Rosinha Gonzaga, filha e herdeira do cantor. Atualmente, 48 artistas participam, de forma gratuita, da campanha.
Confira abaixo a relação dos rankings de 2012.
Ranking de titulares com maior rendimento em 2012
1 – Sorocaba
2 – Victor Chaves
3 – Roberto Carlos
4 – Paula Fernandes
5 – Thiaguinho
6 – Erasmo Carlos
7 – Chico Buarque
8 – Gusttavo Lima
9 – Luan Santana
10 – Caetano Veloso
Rankings de SHOWS de 2012
1 – “Ai, Se Eu Te Pego”
2 – “Balada” – Cassio Sampaio
3 – “Fugidinha” – Rodriguinho / Thiaguinho
4 – “Sou Brabo (Sou Foda)” – Mc Vitinho
5 – “Zoar e Beber” – Marquinhos Maraial / Luizinho
6 – “Amo Noite e Dia” – Humberto
7 – “Praiero” – Manno Góes
8 – “Não Quero Dinheiro” – Tim Maia
9 – “E Daí?” – Dann Nascimento
10 – “Chora, Me Liga” – Euler Coelho
11 – “País Tropical” – Jorge Bem Jor
12 – “Na Base do Beijo” – Alaim Tavares / Rita
13 – “Tá Vendo Aquela Lua” – Pezinho / Thiago
14 – “Seu Astral” – Diego Damasceno
15 – “Tô Passando Mal” – Sorocaba
16 – “Ei, Psiu, Beijo, Me Liga” – Téo / Diego Damasceno / Daniel
17 – “Liga da Justiça” – Márcio Vitor / J.Teles / Mily
18 – “Inventor dos Amores” – Gusttavo Lima
19 – “Telefone Mudo” – Franco / Peão Carreiro
20 – “Eva” – Katamar / Umto / Ficarelli
Ranking de SHOWS 2012 – Titulares com maior rendimento
1 – Sorocaba
2 – Roger Waters
3 – Roberto Carlos
4 – Victor Chaves
5 – Thiaguinho
6 – Chico Buarque
7 – Erasmo Carlos
8 – Paula Fernandes
9 – Paul McCartney
10 – Gusttavo Lima
11 – Carlinhos Brown
12 – Jorge*
13 – Hebert Vianna
14 – Jorge Ben Jor
15 -Humberto**
16 – Durval Lelys
17 – Tim Maia
18 – Euler Coelho***
19 – Manno Góes
20 – Lulu Santos
* Jorge faz parte da dupla “Jorge e Mateus”. “Onde haja sol” e “Voa, beija-flor” são algumas de suas músicas mais conhecidas.
** Humberto faz parte da dupla “Humberto e Ronaldo”. “Só vou beber mais hoje” e “Motel disfarçado” são algumas de suas músicas mais conhecidas.
*** Euler Coelho é autor de músicas como “Chora me liga” e “Tarde demais”, ambas interpretadas pela dupla “João Bosco e Vinícius”.

Fonte: PORTAL SUCESSO!

Nenhum comentário: