quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tributo a Milton Nascimento no Teatro Tom Jobim


A partir desta terça-feira (dia 21), o Instituto Antonio Carlos Jobim disponibiliza em seu Portal (no endereço www.jobim.org), para visualização e pesquisa, o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento.
Com cerca de 45 mil ítens catalogados e digitalizados, a coleção traz fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns, incluindo cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade e da atriz francesa Jeanne Moreau, letras manuscritas, como a da canção “Rouxinol”, e um cartaz com a divulgação do show “El Gran Concierto”, realizado por Milton ao lado da saudosa Mercedes Sosa e do grande cantor e compositor argentino Léon Gleco, no estádio do Velez Sarsfield em Buenos Aires, em 1984.
O acervo conta ainda com mais de 4500 fotos do artista e até mesmo sua caderneta escolar de 1958, quando cursava a 4ª série do Ginásio São Luis, em Três Pontas/MG.
Para festejar a novidade, o Instituto promoveu o9ntem um grande espetáculo da Orquestra de Sopros da Pro Arte, com participação do instrumentista Marcelo Caldi e apresentação da Cia Folclórica do Rio de Janeiro, com coreografias de Eleonora Gabriel. No repertório, destaque para sucessos como “Nada Será Como Antes”, “Milagre dos Peixes”, “Canção do Sal”, “Morro Velho”, “Catavento” e “Canção Amiga”.
Antes de Milton Nascimento, outros grandes nomes da música nacional já haviam recebido um espaço importante no Portal do Instituto Antonio Carlos Jobim. Além de abrigar obviamente o acervo do maestro Tom Jobim (com 9.435 itens arquivados), o site também hospeda a obra de Dorival Caymmi (4.311 itens arquivados), Chico Buarque (5.901 itens arquivados), Gilberto Gil (17.674 itens arquivados), Paulo Moura (em processo de catalogação) e ainda os projetos do arquiteto Lúcio Costa (3.977 itens arquivados). Todos os acervos estão estruturados e arquivados por meio do sistema DSpace, um software open-source desenvolvido para a catalogação de repositórios digitais.
O projeto de digitalização do acervo do compositor Milton Nascimento contou com o patrocínio da Vale, a partir da lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: