quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Rodrigo Santos

Rodrigo Santos é baixista do Barão Vermelho desde 92, vocalista, baixista e produtor dos Britos desde 94 e tocou durante 8 anos com Lobão, Leo Jaime, Front e João Penca durante a década de 80 e inicio dos 90. Nas primeiras férias do Barão (2001/2004) Rodrigo gravou e excursionou com o Kid Abelha e a Blitz. Em 2007, já com o Barão novamente de férias, Rodrigo deu início á sua carreira solo como cantor e compositor, lançando 4 CDs e 1 DVD. O DVD “Ao Vivo Em Ipanema” está sendo exibido nos canais de TV Multishow e BIS e assim ficará durante todo o ano de 2013. Com a volta do Barão em 2012 para uma turnê de 6 meses, Santos está conciliando seus shows solo, com as apresentações da banda e pretende lançar dois discos em abril do ano que vem, com produção de Roberto Menescal.

Durante todos esses anos, entre outros troféus, Santos ganhou 3 premios Sharp, diversos discos de ouro e platina, abriu 5 shows dos Rolling Stones no Brasil (com o Barão Vermelho) e ganhou uma medalha da Ordem Britânica das próprias mãos do príncipe da Inglaterra, pelo DVD “Os Britos Cantam Beatles” (2005), todo gravado na Inglaterra .

O inicio da carreira solo em 2007, já ganhou destaque em todos os jornais do país, por conta da parada do cantor com álcool e drogas em 2005, a coordenação num centro de tratamento para dependentes químicos em 2006 e a realização do primeiro cd pela Som Livre, lançado após o anuncio do Barão Vermelho para fechamento das portas para férias por tempo indeterminado. Elogiado por crítica e público, Santos lotou seguidas temporadas no Rio de Janeiro e ganhou destaque na cena solo já em sua estréia.

O primeiro cd, “Um Pouco Mais de Calma”, produzido por Rodrigo Santos e Kadu Menezes, apresenta seis parcerias : com Zélia Duncan, Leoni, Lobão, Frejat, Mauro Sta Cecilia e o sociólogo Herbert de Souza. Rodrigo também é convidado a compor uma música para a trilha sonora da novela “Os 7 Pecados”da Rede Globo e daí surge a composição “Pão-Duro”, exaustivamente executada também em rádios pelo país. As canções “Nunca Desista Do Seu Amor” , “Estrangeiro” e “Tempos Dificeis” também estouraram nas rádios OiFm  e Nova Brasil Fm. As três foram das mais pedidas durante 2 anos seguidos.  Gaita, violino, violões, guitarras, pianos, baterias e um folk-rock de primeira linha, foram a tônica desse belo cd de estréia. Rodrigo escreveu 9 das 14 letras do cd, se destacando como poeta já em seu primeiro disco. Shows no Canecão e na Praia de Copacabana, para 70.000 pessoas, deram o salto necessário de procura para shows por todo o país. Arthur Dapieve deu destaque do cd em sua coluna dominical no jornal O Globo. Zélia Duncan faz dueto com Rodrigo em “O Peso do Passado” e Santos compõe uma musica para o garoto João Helio, assassinado no Rio de Janeiro.

Em 2009 foi lançado “O Diário do Homem Invisível”, uma ópera rock produzida por Rodrigo Santos e Humberto Barros. O cd, todo autoral, inclui três parcerias com Leoni, Dado Villa-Lobos e Mauro Sta Cecilia. Surpreendendo a todos, Santos coloca nove participações especiais e interliga o diário com vinhetas. A mistura de bandas novas da cena indie como Autoramas, Filhos da Judith, Marilia Bessy e Vanguart, com nomes consagrados como Ney Matogrosso , João Penca e Cidade Negra, deram uma pluralidade musical única no mercado fonográfico e Santos ganha manchete no Globo On Line como “mestre de cerimônias da nova geração roqueira”. Destaque em todos os jornais, o cd teve a música “Não Vá” tocada nas rádios, com clipe também recheado de participações, como Leticia Spiller e Guta Stresser e com cobertura do Videoshow nas gravações. A capa, foto reprodução de um desenho de Rodrigo com personagens das bandas que participaram do cd, ganhou premio na Revista Fotografe Melhor e o disco foi indicado na Radio GNT por Arthur Dapieve, como dos melhores do ano.  Para lançamento desse produto, Rodrigo inventou shows em cima de uma Kombi - “Kombi Elétrica” - , ganhando matérias em vários veículos de comunicação.

O cd “Waiting On A Friend” , lançado em 2010, transportou a carreira solo de Rodrigo para outro universo, tendo destaque em meia pagina do Segundo Caderno do jornal O GLOBO e levando o cantor pela primeira vez ao musical do “Programa do Jô”. Cantado todo em ingles, o cd inclui duas músicas inéditas de John Lennon  e Paul McCartney e ainda regravações de Caetano, Gil, Bob Dylan, Rolling Stones, Neil Young e outros. Participaram do cd Zé Ramalho, Frejat e Isabella Taviani. Produzido por Rodrigo Santos e Marcelo Froes. A faixa título tocou nas rádios nas vozes de Rodrigo e Frejat, pela primeira vez cantando juntos.

Em meio a produções dos discos de Mauro Sta Cecilia e Marilia Bessy, e também enquanto compunha e gravava as trilhas sonoras da campanha “Estrelas do Bem” - beneficente ao Retiro dos Artistas -  e do filme “O Abajor”, Rodrigo resolveu gravar seu primeiro DVD no Teatro Ipanema. Decidiu também que gravaria uma segunda parte em cima da Kombi e daí surgiu o ultra comentado CD/DVD “Rodrigo Santos Ao Vivo Em Ipanema (2011). O DVD dá um briffing do que aconteceu entre 2007 e 2010 na carreira do cantor, faz um passeio por sua historia musical pregressa á trajetoria solo e conta com participações que estiveram nos três discos anteriores, acrescentadas de Evandro Mesquita, Leo Jaime, Pepeu Gomes e Chris Pittman, tecladista do Guns´n´Roses. O produto, disputado também pelo canal Brasil, teve contrato assinado com o canal Multishow e já está sendo exibido em rede nacional.


Nesses 5 anos de carreira solo, já são mais de 1100 shows e a grande apresentação no Rock in Rio (2011), onde Rodrigo cravou de vez no mercado o seu power trio, intitulado Rodrigo Santos & Os Lenhadores. O trio já está em estúdio gravando um novo projeto para 2013, com produção de Roberto Menescal. Outro projeto para 2013 é também a parceria com Andy Summers (The Police) em várias canções inéditas. 

Nenhum comentário: