segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sandra de Sá "Verdadeira diva"

Considerada a rainha da Música Preta Brasileira, estilo aliás criado por ela, Sandra de Sá está completando 30 anos de profissão. A carreira da diva começou de forma inusitada. Em meados da década de 70, ela cursava Psicologia e levava a música apenas como hobby. “Sempre frequentei os bailes black do Rio de Janeiro e a rapaziada começou a ter acesso e a gostar das minhas músicas. Leci Brandão foi a primeira a gravar uma composição minha, “Morenando”, em 1977. Então, larguei a faculdade e passei a me dedicar somente à carreira artística. Acho que fiz uma boa escolha”, diverte-se. Só por questão de registro, o primeiro disco de Sandra de Sá, “Demônio Colorido”, foi lançado apenas em 1980.
A história de Sandra de Sá na música é ímpar. Ela eternizou canções como “Joga Fora (no lixo)”, “Olhos Coloridos” e “Bye Bye Tristeza”, entre outras. Amiga de Tim Maia e comadre de Cazuza, foi a criadora do termo Música Preta Brasileira (MPB) ao lançar, em 2004, o disco homônimo. “Sempre disse que a música brasileira é preta. Nós misturamos influências de todos os cantos do mundo e acrescentamos nosso suingue, nossa pegada. Sempre levantei essa bandeira”, declara Sandra.
Em 2013, Sandra se vê no meio de um projeto surpreendente em que reúne grandes nomes da música para participar das regravações de músicas menos famosas de sua carreira. Já gravou com Buchecha, NX Zero, Revelação e Melanina Carioca. “Em agosto lancei um EP com duas músicas e em outubro lançarei outro nos mesmos moldes. Em janeiro, juntarei as quatro canções a algumas composições inéditas e soltarei um CD”, comenta.
Ao lado desse CD que está por vir, Sandra lançará um documentário sobre sua história, mostrando, em particular, as gravações acontecidas em estúdio durante 2013. Fragmentos desse longa podem ser visto no canal oficial da cantora no YouTube. “Vou registrando e divulgando na web. Comigo não tem suspense”, brinca.
A carreira de Sandra é manejada pela Val Produções, de seu filho Jorge de Sá e Beto Coutinho, amigo dela e seu produtor artístico durante cinco anos. “Há dois anos estou à frente da carreira de Sandra. E me admiro com a ótima visão de mercado que ela tem. Tanto que, na dúvida sobre questões de gerenciamento, Jorge e eu sempre recorremos à sua opinião antes de tomar decisões”, explica Beto.
Fonte: PORTAL SUCESSO!

Nenhum comentário: