quinta-feira, 8 de maio de 2014

Morre aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues

O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira, dia 8 de maio, na cidade de Cotia, no interior de São Paulo. A causa da morte ainda não foi confirmada.


Jair Rodrigues de Oliveira, nasceu em Igarapava, no dia 6 de fevereiro de 1939. É um cantor brasileiro, pai de Luciana Mello e Jair Oliveira, que seguiram a carreira musical. Jair Rodrigues foi criado em Nova Europa, cidade do interior de São Paulo, onde morou até 1954; depois mudou-se com a família para São Carlos, onde pôde começar sua carreira musical, pois a cidade possuía a melhor vida noturna de toda a região.
Jair Rodrigues começou a sua carreira musical quando foi crooner no meio dos anos 50 no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos, lá chegando em 1954 e participando da noite são-carlense que era intensa na época, também com participações na Rádio São Carlos como calouro e com apresentações, vivendo intensamente em São Carlos, até o fim da década.
Em 1958 Jair Rodrigues prestou o serviço militar no Tiro de Guerra de São Carlos, como Soldado Atirador nº 134, que na época era denominado TG 02-043. No início da década de 60 foi tentar o sucesso na capital do Estado, e obteve-o participando de programas de calouros na televisão. Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria no programa O Fino da Bossa, programa da TV Record.
Em 1966, Jair participou do festival daquele ano com a música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, desta vez em conjunto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção. Disparada e A Banda, de Chico Buarque e interpretada por Nara Leão, eram favoritas. O festival acabou empatado. A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor.
A partir de 1966 Jair lançou um álbum por ano e interpretou sucessos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

A partir da década de 80, a produção de Jair Rodrigues diminuiu de volume; entretanto, Ele continua conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante. Jair é considerado pela crítica músical brasileira e internacional o Rei da Música Negra. Já sendo conhecido internacionalmente, Jair é um dos músicos brasileiros mais conhecidos do mundo.

Assista a gravação original de Disparada, no Festival de 1966
https://www.youtube.com/watch?v=RNSQMTyvrs4

Foto: Ag.News

Nenhum comentário: