sábado, 2 de agosto de 2014

Sandra de Sá A Rainha do Soul Brasileiro

Carioca do subúrbio ferroviário de Pilares, a música está em sua genética, já que seu pai era Baterista. Sua voz grave e potente vem de sua africanidade, pois é neta de um caboverdiano. Acompanhando seu pai em shows, em sua adolescência, Sandra frequentava os bailes de gafieira, samba e soul, em Pilares e adjacências, bem como a quadra daCaprichosos de Pilares, escola onde desfila até hoje. Gostando cada vez mais do universo musical, aprendeu sozinha a tocar violão e começar a compor suas letras. Com incentivo dos pais, começou a se apresentar em escolas de samba e em pouco tempo, Sandra de Sá tornou-se considerada a rainha do soul brasileiro.
É chamada por alguns de "Tim Maia de saias", por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit "Vale Tudo", de que Tim escolheu Sandra para fazer o dueto com ele. Ficaram grandes amigos e fizeram muitos shows juntos pelo Brasil afora. Cazuza dizia que ela era a Billie Holliday brasileira. Por suas letras de forte conscientização social, ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de Música Brasileira, nos quais, em geral, era inscrita pela amiga Fafy Siqueira. Em 1977, começou a estudar psicologia, na Universidade Gama Filho, curso que teve de abandonar quase no momento de concluir, pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, "Morenando", foi gravada por Leci Brandão. E logo, depois como intérprete.
O sucesso para valer, como cantora, veio já no começo de 1980. No MPB 80, da Rede Globo, Sandra Sá (como então era chamada, o "de Sá" só incluído no nome artístico alguns anos depois classificou "Demônio Colorido" entre as dez finalistas e a música obteve repercussão nacional.
Troféu Imprensa: Melhor Música: Solidão (1987)
Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1988)
Prêmio Sharp: Melhor Disco (1988)
Troféu Imprensa: Melhor Cantora (1990)
Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1993)
Prêmio Sharp: Melhor Cantora (1995)
Prêmio Sharp: Melhor Música: Sozinha (1996)
16º Prêmio da Música Brasileira: Melhor Cantora de Pop/Rock (2005)

Em 2014, Sandra de Sá passa a fazer parte do casting de artistas agenciados pela Lado Esquerdo Produções.

Confira abaixo um dos maiores sucessos da cantora "Bye Bye Tristeza":





Nenhum comentário: