quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Brasileira na trilha de “Boyhood”

Em 22 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realizará a 87ª cerimônia de entrega do Oscar. Nesse ano, a estatueta de melhor filme tem tudo para ficar com “Boyhood: Da Infância à Juventude”, dirigido por Richard Linklater e estrelado pelo jovem Ellar Coltrane.
O longa mostra a relação de Mason (Ellar Coltrane) com seus pais divorciados. O período retrata sua vida desde quando entrou na escola, aos seis anos, até chegar à faculdade, aos 18. O que torna a produção ainda mais especial é o fato dela ter sido gravada por doze anos, acompanhando o crescimento real de Coltrane. A cada ano, a equipe se reunia e reservava alguns dias para as filmagens.
Como não há aviso sobre a passagem de tempo, o espectador tem que se guiar pelas citações à cultura pop que o filme fornece. Um exemplo é que, ao retratar o ano de 2001, por exemplo,  há menções sobre outros filmes como “Homem-Aranha” e “Harry Potter e a Câmara Secreta”. A trilha traz os hits “Oops!… I Did It Again” (Britney Spears), “Yellow” (Coldplay) e “Soak Up The Sun”, entre outros.
Ao chegar em 2010, temos uma grata surpresa. Nesse ponto, a cantora paulistana Luisa Maita aparece com sua música “Lero Lero” (abaixo). Da mesma época, foram incluidos os sucessos “She’s Long Gone” (Black Keys) e “Suburban War” (Arcade Fire). Para se ter uma ideia da importância que a trilha sonora tem no filme, o diretor Richard Linklater afirmou que cerca de metade do orçamento foi gasto com as músicas. Isso não é pouca coisa, já que foram gastos R$ 9,7 milhões para contar a história de Mason.
PORTAL SUCESSO!

Nenhum comentário: