quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lincoln Olivetti, maestro, arranjador e compositor, morre aos 60 anos

Foto: Reprodução/Facebook

Morreu nesta terça-feira (13), aos 60 anos, o maestro, compositor, arranjador e produtor musical Lincoln Olivetti, considerado um dos criadores da sonoridade pop brasileiro dos anos 1970 e 1980. Ao G1, a assessoria de imprensa do músico afirmou que a causa foi um infarto.

Ao longo da carreira, Olivetti fez arranjos para nomes importantes, como Gal Costa, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Rita Lee, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ângela Rô Rô, Zizi Possi, Fagner, Wando, Lulu Santos e Ed Mota. Em longo depoimento no Facebook, este útimo escreveu que Olivetti foi "o cara que formatou a música brasileira no padrão de disciplina gringo, na forma de compor, arranjar, tecnicamente em qualquer sentido etc".

"Ele ia lá, e de um estúdio no RJ, colocava todo mundo num formato realmente internacional, como nunca mais se viu aqui, não por ausência de talento, mas por preguiça, dá trabalho fazer certo no estúdio, execução, timbre etc.", disse Ed Mota.

"Tecnicamente a única referência do Brasil que eu sempre tive foi Lincoln Olivetti, o cara que fazia uma 'festa no interior' soar igual Earth, Wind & Fire, o cara que fazia os discos ficarem bem gravados, arrancar leite de pedra dos músicos."

Entre suas canções está "Rio Babilônia" (link abaixo)


Novelas e The Voice Brasil

Lincoln Olivetti nasceu em Nilópolis (RJ). A página do músico no Facebook informa que ele começou a estudar piano aos três anos de idade.
"Com nove anos, já se apresentava em bailes do subúrbio com seu conjunto", descreve o texto, que destaca a longa parceria com Robson Jorge, iniciada na década de 1970.

Olivetti participou, como compositor ou intérprete, de trilhas sonoras de novelas de sucesso, como "Dancin' days" (1978), "Baila comigo" (1981), na qual tocou o tema de abertura ao lado de Robson Jorge, "Mandala" (1987), "Feijão maravilha" (1979) e "Plumas e paetês" (1980).
Também foi o responsável por trilhas e arranjos do The Voice Brasil. Em 2008, fez o novo arranjo do tema de abertura da campanha "Criança Esperança", da TV Globo. A letra é assinada por Paulo Massadas e Michael Sullivan.



 Fonte: G1

Nenhum comentário: